GOAS

 Gabinete de Orientação e Apoio Escolar 
 
Orientação Escolar e Vocacional

Com o serviço de Orientação Escolar e Vocacional visamos auxiliar os adolescentes, os pais e os profissionais da área da formação no processo de exploração e informação vocacional.

 

A Orientação Vocacional consiste na avaliação das aptidões, capacidades e áreas de interesse de uma pessoa, de forma a orientar o processo de escolha de um curso, área de estudo ou profissão.

 

Objetivos

- Proporcionar um maior conhecimento das opções e oportunidades disponíveis.

- Promover o autoconhecimento e contribuir para a consolidação de ideias e expectativas.

- Possibilitar uma tomada de decisão, face ao futuro, consciente, adequada e satisfatória.

 

Destinatários

Alunos que se encontrem no 9.º Ano do ensino básico, para que tomem decisão quanto à área de estudos que vão frequentar no 10.º Ano do ensino secundário.

Avaliação Psicológica

Por vezes a vontade de transformação na vida é grande, mas para mudar é preciso conhecer e compreender o que está realmente a transtornar o quotidiano… e quais são os teus pontos fortes para arrebatar o futuro!

A avaliação permite através da utilização de instrumentos válidos recolher e analisar o perfil psicológico e das preferências vocacionais de cada um. Com o diagnóstico, o GOAS pretende orientar a intervenção para a melhoria da qualidade de vida emocional, comportamental e social da população interna e externa à instituição.

Acompanhamento Psicológico

A intervenção em acompanhamento psicológico pode assumir a forma de Psicoterapia (adultos), Ludoterapia (crianças) e Aconselhamento Psicológico (intervenção breve com adultos) e Aconselhamento Parental.

 

Alterar comportamentos e sentimentos requer tempo… que pode variar mediante o problema (ansiedade, hostilidade, absentismo, inconstância) a tratar e a estrutura que cada um possui para fazer frente às dificuldades. É como reformular uma casa… se for trabalho de retoque é de curta duração, mas se tiver problemas estruturais o trabalho é mais demorado!

O apoio à rede social, familiar da comunidade é importante para promover e estabilizar os resultados da intervenção junto dos formandos. Contudo, também permite que todos de um modo geral tenham acesso a consultas de psicologia que de outra forma poderiam ser de mais difícil acesso (distância geográfica e financeira). A descida nos resultados escolares dos filhos, dificuldade de relacionamento com os filhos, divórcio, solidão, os sentimentos de tristeza e depressão, a busca de orientação profissional e formativa quando ficam desempregados, são algumas das situações que motivam a procura dos serviços do GOAS.